Valor Econômico
Economistas já veem inflação em 5% ou menos este ano.
01 de julho de 2025 às 16:08:30
Share


Confira as observações de Marcos De Marchi, economista-chefe da Oriz, no podcast semanal Oriz Cenário Econômico, em reportagem de Anais Fernandes para o Valor Econômico.
De Marchi destacou que as projeções do Boletim Focus para 2026, 2027 e 2028 seguem estáveis. Mas alertou para o risco de a inflação esperada para 2024 começar a influenciar as projeções de 2025. Segundo ele, é possível, para não dizer provável, que a inflação de 2026 seja revisada para baixo, já que a economia brasileira é altamente indexada.
Ele também chamou atenção para a forte queda na expectativa mediana do IGPM, que recuou de 4,24% para 2,37% em um mês. Essa revisão reflete a valorização do real e a baixa nos preços agrícolas e industriais.
De Marchi observou ainda que as commodities devem ajudar a conter a inflação nos próximos meses, o que pode levar o IPCA a fechar o ano perto de 5%. Esse alívio pode ter impacto político, já que boa parte da perda de popularidade do governo desde o fim do ano passado foi causada pela alta percebida nos preços dos alimentos.